Sejam todos bem-vindos.
Este material tem o objetivo de apresentar o complemento da BNCC relacionado à Ciência da Computação na Educação Básica, visando oferecer as Diretrizes Curriculares de Tecnologia e Inovação que nos guiará em todo o processo de implementação da Cultura Digital dentro da Unidade Escolar, desde a Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.
Entende-se por Cultura Digital todas as ações que promovam o uso consciente, responsável e crítico/reflexivo dos diversos recursos tecnológicos como um meio para aprendizagem e o desenvolvimento global do indivíduo. A base do nosso currículo foi desenvolvida com o auxílio do material criado pelo CIEB, Centro de Inovação da Educação Básica, denominado Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, além do documento homologado pelo Ministério da Educação, em outubro de 2022, referente às Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC (CNE/CEB nº 2/2022). O documento fornece referências para criação de currículos que incorporem competências e habilidades da Ciência da Computação a serem desenvolvidas pelos estudantes.
Desenvolver competências digitais é fundamental para o exercício pleno da cidadania no século 21. Trata-se de compreender os fundamentos e os impactos da tecnologia na esfera pessoal, social e profissional.
A Computação na Educação Básica deve ser entendida como um alicerce para a transformação social e cultural estratégica ao Brasil, para que sua população atinja melhores patamares de qualidade de vida.
Busca-se, então, apoiar o desenvolvimento de cidadãos críticos, criativos, inovadores e empreendedores, capazes de resolver problemas e compreender o imenso potencial da Computação para transformar positivamente a sociedade e utilizar seus fundamentos, técnicas e ferramentas para contribuir com o país tanto do ponto de vista social quanto do ponto de vista econômico e científico.
Assim, o ensino de Computação na Educação Básica visa empoderar o cidadão a partir dos conceitos fundamentais da Computação e suas tecnologias de modo a construir as bases necessárias para a compreensão e atuação no mundo, bem como na formação de uma sociedade conectada, multicultural, diversa, igualitária e justa. Ao mesmo tempo, espera-se desenvolver competências essenciais com vistas a promover um cidadão capaz de pensar, analisar, planejar, testar, avaliar, criar e aplicar tecnologias digitais de maneira ética e responsável, contribuindo para o protagonismo do indivíduo e da nação.
O currículo de ciência da computação na Educação Básica está organizado em 3 eixos:
Mundo Digital (trata da compreensão do mundo digital, com habilidades relacionadas ao funcionamento técnico da internet, das redes, da computação em nuvem e de diversos outros elementos do universo virtual.),
Cultura Digital (eixo relacionado às discussões políticas, éticas e sociais que envolvem o uso das tecnologias.) e
Pensamento Computacional (aborda o raciocínio lógico e a construção de soluções para os maisdiversos problemas. As habilidades referentes a esse eixo incluem a descrição de processos, organização e sistematização de informações, entre outros.)
A Computação permite explorar e vivenciar experiências, sempre movidas pela ludicidade por meio da interação com seus pares. Estas experiências se relacionam com diversos dos campos de experiência da Educação Infantil e devem considerar as seguintes premissas.
1. Desenvolver o reconhecimento e a identificação de padrões, construindo conjuntos de objetos com base em diferentes critérios como: quantidade, forma, tamanho, cor e comportamento.
2. Vivenciar e identificar diferentes formas de interação mediadas por artefatos computacionais.
3. Criar e testar algoritmos brincando com objetos do ambiente e com movimentos do corpo de maneira individual ou em grupo.
4. Solucionar problemas decompondo-os em partes menores identificando passos, etapas ou ciclos que se repetem e que podem ser generalizadas ou reutilizadas para outros problemas.
Em um mundo cada vez mais conectado, onde a tecnologia se torna parte intrínseca do nosso dia a dia, surge a necessidade de buscarmos um equilíbrio. Na Educação Infantil, esse equilíbrio se traduz na valorização das atividades desplugadas, que proporcionam às crianças de 2 a 5 anos a oportunidade de explorar, aprender e se desenvolver de forma lúdica e desconectada do mundo digital.
O que são atividades desplugadas?
Nas atividades desplugadas as crianças se libertam das telas e mergulham em um mundo de brincadeiras, jogos, desafios e descobertas que as conectam com o mundo real, consigo mesmas e com os outros. As atividades desplugadas são ferramentas poderosas para o desenvolvimento das habilidades da Ciência da Computação na Educação Infantil. Através delas, as crianças:
Despertam a lógica e a resolução de problemas: Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e construções com blocos desafiam o pensamento lógico das crianças, estimulando-as a buscar soluções criativas e a pensar em diferentes etapas para alcançar um objetivo.
Aprimoram o raciocínio espacial: Brincadeiras com mapas, jogos de encaixe e atividades de construção estimulam o desenvolvimento do raciocínio espacial das crianças, ajudando-as a entender a organização no espaço, a percepção de formas e a visualização de relações entre diferentes elementos.
Desenvolvem a linguagem e a comunicação: Contações de histórias, jogos de faz-de-conta e dramatizações estimulam a linguagem oral e escrita das crianças, além de promoverem a comunicação e a colaboração entre elas.
Cultivam a criatividade e a resolução de problemas: Brincadeiras livres, atividades com materiais diversos e projetos de construção permitem que as crianças explorem sua criatividade, desenvolvam seu senso estético e encontrem soluções inovadoras para desafios diversos.
Fortalecem a motricidade fina e grossa: Atividades como pintura, desenho, modelagem e construção com blocos estimulam a motricidade fina e grossa das crianças, aprimorando sua coordenação motora, habilidade manual e controle corporal.
Explorando as Atividades Desplugadas na Prática:
Jogos de lógica e raciocínio: Labirintos, jogos de tabuleiro com regras simples, quebra-cabeças e jogos de cartas são ótimas opções para estimular o pensamento lógico e a resolução de problemas nas crianças.
Atividades de construção e engenharia: Brincadeiras com blocos de montar, Lego, materiais reciclados e outros recursos permitem que as crianças explorem sua criatividade, desenvolvam seu raciocínio espacial e trabalhem em equipe para construir projetos incríveis.
Contações de histórias e dramatizações: Utilizar histórias clássicas, criar histórias próprias ou improvisar situações dramatizadas são maneiras divertidas de estimular a linguagem, a comunicação, a criatividade e a imaginação das crianças.
Atividades com música e ritmo: Cantar músicas, tocar instrumentos musicais simples e criar ritmos com o corpo são atividades que estimulam a percepção sonora, o desenvolvimento da coordenação motora e a expressão corporal das crianças.
Brincadeiras ao ar livre: Brincar de esconde-esconde, pique-pega, pular corda e outras atividades ao ar livre proporcionam às crianças contato com a natureza, estimulam sua motricidade grossa e promovem a interação social.
Desconectar para conectar:
As atividades desplugadas abrem um portal para um mundo de aprendizado sem limites, onde as crianças se conectam com sua própria criatividade, com o mundo ao seu redor e com as habilidades essenciais para o futuro, construindo os pilares da Ciência da Computação de forma divertida e significativa.
Pensamento Computacional
(EI03CO01) Reconhecer padrão de repetição em sequência de sons, movimentos, desenhos.
(EI03CO02) Expressar as etapas para a realização de uma tarefa de forma clara e ordenada.
(EI03CO03) Experienciar a execução de algoritmos brincando com objetos (des)plugados.
(EI03CO04) Criar e representar algoritmos para resolver problemas.
(EI03CO05) Comparar soluções algorítmicas para resolver um mesmo problema.
(EI03CO06) Compreender decisões em dois estados (verdadeiro ou falso).
Mundo Digital
(EI03CO07) Reconhecer dispositivos eletrônicos (e não-eletrônicos), identificando quando estão ligados ou desligados (abertos ou fechados).
(EI03CO08) Compreender o conceito de interfaces para comunicação com objetos (des)plugados.
(EI03CO09) Identificar dispositivos computacionais e as diferentes formas de interação.
Cultura Digital
(EI03CO10) Utilizar tecnologia digital de maneira segura, consciente e respeitosa.
(EI03CO11) Adotar hábitos saudáveis de uso de artefatos computacionais, seguindo recomendações de órgãos de saúde competentes.
1. Compreender a Computação como uma área de conhecimento que contribui para explicar o mundo atual e ser um agente ativo e consciente de transformação capaz de analisar criticamente seus impactos sociais, ambientais, culturais, econômicos, científicos, tecnológicos, legais e éticos.
2. Reconhecer o impacto dos artefatos computacionais e os respectivos desafios para os indivíduos na sociedade, discutindo questões socioambientais, culturais, científicas, políticas e econômicas.
3. Expressar e partilhar informações, ideias, sentimentos e soluções computacionais utilizando diferentes linguagens e tecnologias da Computação de forma criativa, crítica, significativa, reflexiva e ética.
4. Aplicar os princípios e técnicas da Computação e suas tecnologias para identificar problemas e criar soluções computacionais, preferencialmente de forma cooperativa, bem como alicerçar descobertas em diversas áreas do conhecimento seguindo uma abordagem científica e inovadora, considerando os impactos sob diferentes contextos.
5. Avaliar as soluções e os processos envolvidos na resolução computacional de problemas de diversas áreas do conhecimento, sendo capaz de construir argumentações coerentes e consistentes, utilizando conhecimentos da Computação para argumentar em diferentes contextos com base em fatos e informações confiáveis com respeito à diversidade de opiniões, saberes, identidades e culturas.
6. Desenvolver projetos, baseados em problemas, desafios e oportunidades que façam sentido ao contexto ou interesse do estudante, de maneira individual e/ou cooperativa, fazendo uso da Computação e suas tecnologias, utilizando conceitos, técnicas e ferramentas computacionais que possibilitem automatizar processos em diversas áreas do conhecimento com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, de maneira inclusiva.
7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, identificando e reconhecendo seus direitos e deveres, recorrendo aos conhecimentos da Computação e suas tecnologias para tomar decisões frente às questões de diferentes naturezas.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Organização de objetos
(EF01CO01) Organizar objetos físicos ou digitais considerando diferentes características para esta organização, explicitando semelhanças (padrões) e diferenças.
Conceituação de Algoritmos
(EF01CO02) Identificar e seguir sequências de passos aplicados no dia a dia para resolver problemas.
(EF01CO03) Reorganizar e criar sequências de passos em meios físicos ou digitais, relacionando essas sequências à palavra ‘Algoritmos’.
MUNDO DIGITAL
Codificação da informação
(EF01CO04) Reconhecer o que é a informação, que ela pode ser armazenada, transmitida como mensagem por diversos meios e descrita em várias linguagens.
(EF01CO05) Representar informação usando diferentes codificações.
CULTURA DIGITAL
Uso de artefatos computacionais
(EF01CO06) Reconhecer e explorar artefatos computacionais voltados a atender necessidades pessoais ou coletivas.
Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional
(EF01CO07) Conhecer as possibilidades de uso seguro das tecnologias computacionais para proteção dos dados pessoais e para garantir a própria segurança.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Modelagem de objetos
(EF02CO01) Criar e comparar modelos (representações) de objetos, identificando padrões e atributos essenciais.
Algoritmos com repetições simples
(EF02CO02) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, construídos como sequências com repetições simples (iterações definidas) com base em instruções preestabelecidas ou criadas, analisando como a precisão da instrução impacta na execução do algoritmo.
MUNDO DIGITAL
Instrução de máquina
(EF02CO03) Identificar que máquinas diferentes executam conjuntos próprios de instruções e que podem ser usadas para definir algoritmos.
Hardware e software
(EF02CO04) Diferenciar componentes físicos (hardware) e programas que fornecem as instruções (software) para o hardware.
CULTURA DIGITAL
Uso de artefatos computacionais
(EF02CO05) Reconhecer as características e usos das tecnologias computacionais no cotidiano dentro e fora da escola.
Segurança e responsabilidade no uso de tecnologia computacional
(EF02CO06) Reconhecer os cuidados com a segurança no uso de dispositivos computacionais.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Lógica computacional
(EF03CO01) Associar os valores 'verdadeiro' e 'falso' a sentenças lógicas que dizem respeito a situações do dia a dia, fazendo uso de termos que indicam negação.
Algoritmos com repetições condicionais simples
(EF03CO02) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples com condição (iterações indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
Decomposição
(EF03CO03) Aplicar a estratégia de decomposição para resolver problemas complexos, dividindo esse problema em partes menores, resolvendo-as e combinando suas soluções.
MUNDO DIGITAL
Codificação da informação
(EF03CO04) Relacionar o conceito de informação com o de dado.
(EF03CO05) Compreender que dados são estruturados em formatos específicos dependendo da informação armazenada.
Interface física
(EF03CO06) Reconhecer que, para um computador realizar tarefas, ele se comunica com o mundo exterior com o uso de interfaces físicas (dispositivos de entrada e saída).
CULTURA DIGITAL
Uso de tecnologias computacionais
(EF03CO07) Utilizar diferentes navegadores e ferramentas de busca para pesquisar e acessar informações.
(EF03CO08) Usar ferramentas computacionais em situações didáticas para se expressar em diferentes formatos digitais.
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
(EF03CO09) Reconhecer o potencial impacto do compartilhamento de informações pessoais ou de seus pares em meio digital.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Matrizes e registros
(EF04CO01) Reconhecer objetos do mundo real e/ou digital que podem ser representados através de matrizes que estabelecem uma organização na qual cada componente está em uma posição definida por coordenadas, fazendo manipulações simples sobre estas representações.
(EF04CO02) Reconhecer objetos do mundo real e/ou digital que podem ser representados através de registros que estabelecem uma organização na qual cada componente é identificado por um nome, fazendo manipulações sobre estas representações.
Algoritmos com repetições simples e aninhadas
(EF04CO03) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências e repetições simples e aninhadas (iterações definidas e indefinidas), para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
MUNDO DIGITAL
Codificação da informação
(EF04CO04) Entender que para guardar, manipular e transmitir dados deve-se codificá-los de alguma forma que seja compreendida pela máquina (formato digital).
(EF04CO05) Codificar diferentes informações para representação em computador (binária, ASCII, atributos de pixel, como RGB etc.).
CULTURA DIGITAL
Uso de tecnologias computacionais
(EF04CO06) Usar diferentes ferramentas computacionais para criação de conteúdo (textos, apresentações, vídeos etc.).
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
(EF04CO07) Demonstrar postura ética nas atividades de coleta, transferência, guarda e uso de dados.
(EF04CO08) Reconhecer a importância de verificar a confiabilidade das fontes de informações obtidas na Internet.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Listas e grafos
(EF05CO01) Reconhecer objetos do mundo real e/ou digital que podem ser representados através de listas que estabelecem uma organização na qual há um número variável de itens dispostos em sequência, fazendo manipulações simples sobre estas representações.
(EF05CO02) Reconhecer objetos do mundo real e digital que podem ser representados através de grafos que estabelecem uma organização com uma quantidade variável de vértices conectados por arestas, fazendo manipulações simples sobre estas representações.
Lógica computacional
(EF05CO03) Realizar operações de negação, conjunção e disjunção sobre sentenças lógicas e valores 'verdadeiro' e 'falso'.
Algoritmos com seleção condicional
(EF05CO04) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica, que incluam sequências, repetições e seleções condicionais para resolver problemas de forma independente e em colaboração.
MUNDO DIGITAL
Arquitetura de computadores
(EF05CO05) Identificar os componentes principais de um computador (dispositivos de entrada/saída, processadores e armazenamento).
Armazenamento de dados
(EF05CO06) Reconhecer que os dados podem ser armazenados em um dispositivo local ou remoto.
Sistema operacional
(EF05CO07) Reconhecer a necessidade de um sistema operacional para a execução de programas e gerenciamento do hardware
CULTURA DIGITAL
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
(EF05CO08) Acessar as informações na Internet de forma crítica para distinguir os conteúdos confiáveis de não confiáveis.
(EF05CO09) Usar informações considerando aplicações e limites dos direitos autorais em diferentes mídias digitais.
Uso de tecnologias computacionais
(EF05CO10) Expressar-se crítica e criativamente na compreensão das mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e sobre a evolução da sociedade.
(EF05CO011) Identificar a adequação de diferentes tecnologias computacionais na resolução de problemas.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Programação
Tipos de dados
Construir e analisar soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual ou colaborativa, selecionando as estruturas de dados adequadas (registros, matrizes, listas e grafos), aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
(EF06CO01) Classificar informações, agrupando-as em coleções (conjuntos) e associando cada coleção a um ‘tipo de dados’
Linguagem de programação
(EF06CO02) Elaborar algoritmos que envolvam instruções sequenciais, de repetição e de seleção usando uma linguagem de programação.
(EF06CO03) Descrever com precisão a solução de um problema, construindo o programa que implementa a solução descrita.
Estratégias de solução de problemas
Decomposição
Empregar diferentes estratégias da Computação (decomposição, generalização e reúso) para construir a solução de problemas.
(EF06CO04) Construir soluções de problemas usando a técnica de decomposição e automatizar tais soluções usando uma linguagem de programação.
Generalização
(EF06CO05) Identificar os recursos ou insumos necessários (entradas) para a resolução de problemas, bem como os resultados esperados (saídas), determinando os respectivos tipos de dados, e estabelecendo a definição de problema como uma relação entre entrada e saída.
(EF06CO06) Comparar diferentes casos particulares (instâncias) de um mesmo problema, identificando as semelhanças e diferenças entre eles, e criar um algoritmo para resolver todos, fazendo uso de variáveis (parâmetros) para permitir o tratamento de todos os casos de forma genérica.
MUNDO DIGITAL
Armazenamento e Transmissão de dados
Fundamentos de transmissão de dados
Entender como os dados são armazenados, processados e transmitidos usando dispositivos computacionais, considerando aspectos da segurança cibernética.
(EF06CO07) Entender o processo de transmissão de dados, como a informação é quebrada em pedaços, transmitida em pacotes através de múltiplos equipamentos, e reconstruída no destino.
Gestão de dados
(EF06CO08) Compreender e utilizar diferentes formas de armazenar, manipular, compactar e recuperar arquivos, documentos e metadados.
CULTURA DIGITAL
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
Tecnologia digital e sociedade
Entender que as tecnologias devem ser utilizadas de maneira segura, ética e responsável, respeitando direitos autorais, de imagem e as leis vigentes.
(EF06CO09) Apresentar conduta e linguagem apropriadas ao se comunicar em ambiente digital, considerando a ética e o respeito.
Uso de tecnologias computacionais
Tecnologia digital e sustentabilidade
Selecionar e utilizar tecnologias computacionais para se expressar e resolver problemas, analisando criticamente os diferentes impactosna sociedade.
(EF06CO10) Analisar o consumo de tecnologia na sociedade, compreendendo criticamente o caminho da produção dos recursos bem como aspectos ligados à obsolescência e a sustentabilidade.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Programação
Programação usando registros e matrizes
Construir e analisar soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual ou colaborativa, selecionando as estruturas de dados adequadas (registros, matrizes, listas e grafos), aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
(EF07CO01) Criar soluções de problemas para os quais seja adequado o uso de registros e matrizes unidimensionais para descrever suas informações e automatizá-las usando uma linguagem de programação.
Análise de programas
(EF07CO02) Analisar programas para detectar e remover erros, ampliando a confiança na sua correção.
Projetos com programação
(EF07CO03) Construir soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual e colaborativa, selecionando as estruturas de dados e técnicas adequadas, aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
Propriedades de grafos
(EF07CO04) Explorar propriedades básicas de grafos
Estratégias de solução de problemas
Reúso
Empregar diferentes estratégias da Computação (decomposição, generalização e reúso) para construir a solução de problemas.
(EF07CO05) Criar algoritmos fazendo uso da decomposição e do reúso no processo de solução de forma colaborativa e cooperativa e automatizá-los
usando uma linguagem de programação
MUNDO DIGITAL
Armazenamento e Transmissão de dados
Protocolos de comunicação em redes
Entender como os dados são armazenados, processados e transmitidos usando dispositivos computacionais, considerando aspectos da segurança cibernética.
(EF07CO06) Compreender o papel de protocolos para a transmissão de dados.
Fundamentos de Segurança
Cibernética
(EF07CO07) Identificar problemas de segurança cibernética e experimentar formas de proteção.
CULTURA DIGITAL
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
Cyberbullying
Entender que as tecnologias devem ser utilizadas de maneira segura, ética e responsável, respeitando direitos autorais, de imagem e as leis vigentes.
(EF07CO08) Demonstrar empatia sobre opiniões divergentes na web.
(EF07CO09) Reconhecer e debater sobre cyberbullying.
Uso de tecnologias computacionais
Impactos da tecnologia digital
Selecionar e utilizar tecnologias computacionais para se expressar e resolver problemas, analisando criticamente os diferentes impactos na sociedade.
(EF07CO10) Identificar os impactos ambientais do descarte de peças de computadores e eletrônicos, bem como sua relação com a sustentabilidade.
Produção Digital
(EF07CO11) Criar, documentar e publicar, de forma individual ou colaborativa, produtos (vídeos, podcasts, web sites) usando recursos de tecnologia.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Programação
Programação com listas e recursão
Construir e analisar soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual ou colaborativa, selecionando as estruturas de dados adequadas (registros, matrizes, listas e grafos), aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
(EF08CO01) Construir soluções de problemas usando a técnica de recursão e automatizar tais soluções usando uma linguagem de programação.
(EF08CO02) Criar soluções de problemas para os quais seja adequado o uso de listas para descrever suas informações e automatizá-las usando uma linguagem de programação, empregando ou não a recursão como uma técnica de resolver o problema.
Algoritmos clássicos
(EF08CO03) Utilizar algoritmos clássicos de manipulação sobre listas.
Projetos com programação
(EF08CO04) Construir soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual e colaborativa, selecionando as estruturas de dados e técnicas adequadas, aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
MUNDO DIGITAL
Sistemas distribuídos e internet
Fundamentos de sistemas distribuídos
Entender os fundamentos de sistemas distribuídos e da internet.
(EF08CO05) Compreender os conceitos de paralelismo, concorrência e armazenamento/ processamento distribuídos.
Internet
(EF08CO06) Entender como é a estrutura e funcionamento da internet.
CULTURA DIGITAL
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
Redes sociais e segurança da informação
Entender que as tecnologias devem ser utilizadas de maneira segura, ética e responsável, respeitando direitos autorais, de imagem e as leis vigentes.
(EF08CO07) Compartilhar informações por meio de redes sociais, compreendendo a sua dinâmica de funcionamento, de forma responsável e avaliando sua confiabilidade, considerando o respeito e a ética.
(EF08CO08) Distinguir os tipos de dados pessoais que são solicitados em espaços digitais e os riscos associados.
(EF08CO09) Analisar criticamente as políticas de termos de uso das redes sociais e demais plataformas.
Segurança em ambientes virtuais
(EF08CO10) Discutir questões sobre segurança e privacidade relacionadas ao uso dos ambientes virtuais.
Uso de tecnologias computacionais
Uso crítico das mídias digitais
Selecionar e utilizar tecnologias computacionais para se expressar e resolver problemas, analisando criticamente os diferentes impactos na sociedade.
(EF08CO11) Avaliar a precisão, relevância, adequação, abrangência e vieses que ocorrem em fontes de informação eletrônica.
PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Programação
Programação usando grafos e árvores
Construir e analisar soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual ou colaborativa, selecionando as estruturas de dados adequadas (registros, matrizes, listas e grafos), aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
(EF09CO01) Criar soluções de problemas para os quais seja adequado o uso de árvores e grafos para descrever suas informações e automatizá-las usando uma linguagem de programação.
Projetos com programação
(EF09CO02) Construir soluções computacionais de problemas de diferentes áreas do conhecimento, de forma individual e colaborativa, selecionando as estruturas de dados e técnicas adequadas, aperfeiçoando e articulando saberes escolares.
Autômatos e linguagens baseadas em eventos
(EF09CO03) Usar autômatos para descrever comportamentos de forma abstrata automatizando-os através de uma linguagem de programação baseada em eventos.
MUNDO DIGITAL
Sistemas distribuídos e internet
Segurança cibernética
Entender os fundamentos de sistemas distribuídos e da internet.
(EF09CO04) Compreender o funcionamento de malwares e outros ataques cibernéticos.
(EF09CO05) Analisar técnicas de criptografia para armazenamento e transmissão de dados.
CULTURA DIGITAL
Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia
Tecnologia digital e sociedade
Entender que as tecnologias devem ser utilizadas de maneira segura, ética e responsável, respeitando direitos autorais, de imagem e as leis vigentes.
(EF09CO06) Analisar problemas sociais de sua cidade e estado a partir de ambientes digitais, propondo soluções.
(EF09CO07) Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais das tecnologias digitais para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
(EF09CO08) Discutir como a distribuição desigual de recursos de computação em uma economia global levanta questões de equidade, acesso e poder.
Autoria em meio digital
(EF09CO09) Criar ou utilizar conteúdo em meio digital, compreendendo questões éticas relacionadas a direitos autorais e de uso de imagem.
Uso de tecnologias computacionais
Qualidade da informação
Selecionar e utilizar tecnologias computacionais para se expressar e resolver problemas, analisando criticamente os diferentes impactos na sociedade.
(EF09CO10) Avaliar a veracidade, credibilidade e relevância da informação em seus diferentes formatos, sendo capaz de identificar o propósito pelo qual foi disseminada.